segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Panacéia



Na mitologia grega Panaceia, (AO 1990: Panacéia) (ou Panacea em latim) era a deusa da cura. O termo Panacéia também é muito utilizado com o significado de remédio para todos os males.

Olá a todos! Me deparei com esse termo lendo um artigo sobre Quiropraxia, mas ele se aplica tanto a tantas outras vertentes da Fisioterapia no Brasil, que resolvi escrever sobre.


Quando fazemos um curso, temos a tendência de achar que encontramos a solução para todos os males, principalmente quando vemos resultados em situações diversas. Acredito que isso acontece porque refinamos nossos métodos de avaliação e detectamos exatamente o que aquele curso em particular quer que vejamos. Muitas vezes, uma visão empírica e sem embasamento, nos fazendo parecer curandeiros aos olhos dos pacientes.

Aí vem a queda... Quando nos deparamos com aquelas situações em que o que foi aprendido não dá resultado...
E agora? O que aconteceu? Estava dando tudo certo! 100% de satisfação! PANACÉIA!!!

Ledo engano... Como fisioterapeutas, devemos ter um arsenal atualizado para lidar com cada situação como ela se apresenta. Pensemos numa caixa de ferramentas: quando precisamos de um martelo, podemos usar uma marreta. Vai funcionar em alguns casos, mas em outros, pode entortar o prego e não vai servir para retirá-lo.




Portanto, não se iludam com a cura absoluta. Não se tornem a técnica, o método ou conceito. Sejam FISIOTERAPEUTAS... Sensíveis ao que a situação pede de vocês...

Lembrando: uma avaliação bem feita te economiza tempo e mão de obra.
Obrigado e até a próxima!