segunda-feira, 24 de abril de 2017

Serviços de Utilidade Pública Fisioterapêutica #1

Olá a todos!
Pensei um pouco em assuntos diversos para escrever, e lembrei de uma ideia que tive há alguns meses: Assuntos de utilidade pública que ajudem os fisioterapeutas!

Como assim?
Existem algumas obrigações cívicas, trechos do código de ética ou simplesmente "caminhos das pedras" que alguns fisioterapeutas (inclusive eu) não estão 100% a par.

Então, resolvi fazer uma série, e ver no que dá...

Nessa primeira postagem, falarei sobre o Pré-Recadastramento Nacional.

Do que se trata?
O Pré-Recadastramento Nacional é a primeira fase do Recadastramento Nacional. Meio óbvio né? Desculpem...

Como funciona?
Ao entrar no site do CREFITO ou COFFITO, o profissional preenche os seus dados em um formulário online.






Finalizada esta etapa, o profissional deverá aguardar a convocação para comparecimento na sede do Regional, que fará a emissão da nova carteira profissional.


Esse processo é obrigatório, já que de acordo com o Código de Ética, o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional devem manter seus dados cadastrais atualizados e são obrigados a atender as convocações do CREFITO e do COFFITO.


Por enquanto é só.
Obrigado pelo acesso e mandem algum feedback, se quiserem algum assunto específico...
Até mais!

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Observe...

Olá a todos!
Hoje vou escrever sobre a inspeção e a importância dela na prática da Fisioterapia Esportiva. Existem também algumas ferramentas que podemos utilizar para nos ajudar nessa tarefa de observar...


A importância da inspeção na Fisioterapia Esportiva é bem clara: conhecer o gestual esportivo. Postura, simetria, atitudes e mobilidade ativa são sinais que devem ser observados.


Conhecer o gestual esportivo é ESSENCIAL!
Dessa forma você não somente conhece mais do esporte em que está atuando (preventivamente ou corretivamente), mas entende as morbidades (conjunto de causas capazes de produzir uma doença / disfunção) associadas ao esporte. Exatamente porque após conhecer o gestual dito "correto" ou mais eficiente, podemos identificar os desvios e execuções precárias dos mesmos.







Não se trata somente em antever lesões. Mas, a medida que pode ser observado que um paciente / atleta tem uma assimetria durante um gesto, ou é incapaz de abduzir completamente o braço quando necessário (e isso gera uma compensação de tronco, por exemplo), o Fisioterapeuta pode atuar ativamente nessa correção, se não atrapalhar no desempenho ou função.
Em outros aspectos, quando o paciente / atleta já apresenta histórico prévio de determinadas lesões, a inspeção mais detalhada faz com que as medidas preventivas sejam aplicadas da forma e no momento corretos.

Algumas ferramentas que nos auxiliam nesse trabalho são as câmeras e os aplicativos de celular.
Nas últimas décadas, foi se tornando mais fácil o acesso a esse tipo de facilidades, uma vez que todos hoje possuem um smartphone, acabando com a necessidade de laboratórios mirabolantes para uma inspeção (embora estes sejam incríveis...).

Alguns aplicativos que conheço e que fazem bem esse papel:

Coach's Eye
Hudl Technique
Quick Coach V3

As gravações e reproduções em câmera lenta tornam nosso trabalho um pouco mais fácil, utilizando também as marcações anatômicas...


Obrigado pelo acesso, espero que tenha gostado do conteúdo e aguardo um feedback para próximas postagens e possíveis erratas...
Um abraço!

Ah! Se eu puder pedir um favor...
Sigam essas páginas no Facebook.
Vittoria Fisio
Anatomia & Fisioterapia
Confie em mim, sou Fisioterapeuta

PS:
NÃO! Aquela dor na lombar não significa lesão! Falaremos disso numa próxima postagem...

NÃO! Quando seu joelho falha, não é necessariamente devido a uma lesão... Também falaremos disso no futuro...