Ao passar por essa experiência pessoal de repouso forçado (ainda estou sob efeito da dor, coceira e queimação da Herpes Zoster), onde a melhor posição antálgica é deitado, retomei alguns estudos e hoje resolvi atualizar o blog. Espero que ele auxilie alguma pesquisa algum dia, ou só saneie as dúvidas de alguns.
É aí que nós entramos!
Para nós, o uso de condutas eletroterapêuticas se mostra sempre bem vindo. Obviamente, a Eletroestimulação Transcutânea (TENS) é a mais usada, utilizando a teoria das comportas de Melzack e Wall (1960) e a teoria de liberação de peptídeos opióides endógenos. Também existem eletro estimuladores pré programados, como o GLOBUS, que em programações de correntes médicas utilizam as Microcorrentes (MC), atuando na reparação do tecido lesionado, contribuindo para a melhora na dor.
Também já li que o Ultra-Som terapêutico (US) pode contribuir para essa neuralgia, com seus efeitos tixotrópicos (amolecimento de tecidos) e térmicos, mas na minha opinião, deve-se ter muito cuidado ao eleger a região do tratamento para um cálculo preciso da frequência e intensidade.
Além da Cinesioterapia, essencial para todo tratamento (na minha opinião), a Terapia Manual sempre será a minha modalidade favorita, apesar de poucas evidências, o dia a dia clínico nos mostram resultados rápidos, eficazes e duradouros.
Não mencionei a Acupuntura, já que não é uma exclusividade da Fisioterapia. Mas tenham certeza que defendo muito sua utilização.
Acho que por enquanto é só, preciso deitar um pouco... Espero que tenham gostado e repassem, se quiserem.
Abraços e até o próximo.
REPORTAGEM SOBRE HERPES ZOSTER - JORNAL DA RECORD
LINKS:
Imagens: www.google.com.br
Terapia Manual
Faça Fisioterapia
Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto
Sociedade de Fisioterapia do Vale dos Sinos - Ultra-Som terapêutico
Wikipedia - Herpes Zoster