terça-feira, 29 de outubro de 2013

Herpes Zoster - O que a Fisioterapia pode fazer...

Olá a todos...
Ao passar por essa experiência pessoal de repouso forçado (ainda estou sob efeito da dor, coceira e queimação da Herpes Zoster), onde a melhor posição antálgica é deitado, retomei alguns estudos e hoje resolvi atualizar o blog. Espero que ele auxilie alguma pesquisa algum dia, ou só saneie as dúvidas de alguns.

Herpes Zoster, que também era muito conhecida como "cobreiro", se dá quando o sistema imunológico sofre uma queda, dando chance ao vírus adormecido da Varicela (catapora) se manifestar. Normalmente se inicia com dor (como no meu caso), e depois evolui para as famosas lesões cutâneas. Essas são facilmente diagnosticáveis devido ao seu aspecto e trajeto, sempre em um hemitórax (um lado do corpo) e no caminho do nervo sensitivo, que é por onde o vírus se move até a pele.
Essa movimentação gera a pior sequela da HZ, uma vez que as lesões cutâneas eventualmente deixam de coçar, queimar, doer e desaparecem. A chamada neuralgia pós-herpética ocorre em mais de 14% dos pacientes, especialmente naqueles acima dos 60 anos de idade. A maioria das neuralgias regride após um ano, com metade apresentando regressão após dois meses (Ufa!).
É aí que nós entramos!

Como a causa da neuralgia já foi eliminada, a conduta fisioterapêutica visa fornecer alívio para a dor. O tratamento varia dependendo do local e da gravidade da dor, assim como outros fatores. [Um exemplo de conduta multidisciplinar inclui o controle da glicemia por pacientes diabéticos.]



Para nós, o uso de condutas eletroterapêuticas se mostra sempre bem vindo. Obviamente, a Eletroestimulação Transcutânea (TENS) é a mais usada, utilizando a teoria das comportas de Melzack e Wall (1960) e a teoria de liberação de peptídeos opióides endógenos. Também existem eletro estimuladores pré programados, como o GLOBUS, que em programações de correntes médicas utilizam as Microcorrentes (MC), atuando na reparação do tecido lesionado, contribuindo para a melhora na dor.

Também já li que o Ultra-Som terapêutico (US) pode contribuir para essa neuralgia, com seus efeitos tixotrópicos (amolecimento de tecidos) e térmicos, mas na minha opinião, deve-se ter muito cuidado ao eleger a região do tratamento para um cálculo preciso da frequência e intensidade.

Além da Cinesioterapia, essencial para todo tratamento (na minha opinião), a Terapia Manual sempre será a minha modalidade favorita, apesar de poucas evidências, o dia a dia clínico nos mostram resultados rápidos, eficazes e duradouros.

Não mencionei a Acupuntura, já que não é uma exclusividade da Fisioterapia. Mas tenham certeza que defendo muito sua utilização.

Acho que por enquanto é só, preciso deitar um pouco... Espero que tenham gostado e repassem, se quiserem.
Abraços e até o próximo.


REPORTAGEM SOBRE HERPES ZOSTER - JORNAL DA RECORD



LINKS:
Imagens: www.google.com.br

Terapia Manual

Faça Fisioterapia

Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto

Sociedade de Fisioterapia do Vale dos Sinos - Ultra-Som terapêutico

Wikipedia - Herpes Zoster

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Retornando

Olá a todos que viram, vêem ou verão este blog (um pouco atrasado em postagens, mas com a intensão de se manter atual em assunto).
Gostaria de tentar, mais uma vez, retornar com o blog. O objetivo maior agora é de divulgar trabalhos (marketing pessoal e interpessoal) e buscar conhecimento através de práticas novas e mais comuns no mundo da saúde e fisioterapia.

Vamos começar apresentando um novo site que dispensa elogios: Anatomy & Physiotherapy

Tudo começou com a iniciativa de Marc Schmitz, que em 2010 criou uma página no Facebook (Anatomy&Physiotherapy) com o objetivo simples e nobre de estimular os acadêmicos de fisioterapia da Holanda a buscar artigos baseados em evidências. Hoje, transmite esses artigos em 8 línguas, com a ajuda de voluntários autores e tradutores, como eu.
Equipe de 60 voluntários de todo o mundo


Criou-se então uma rede mundial que coleta e divulga todos os estudos voltados para a área de saúde, com foco na fisioterapia (diga-se de passagem, uma das 10 melhores profissões no Brasil, segundo o site Adzuna).

Vale muito a pena conferir todo conteúdo que eles apresentam e ficar ligado para novidades. Conhecimento gera conhecimento, e curiosidade é o que move o mundo... e o Google...

LINKS:
http://www.anatomy-physiotherapy.com/
Facebook:
Anatomy & Physiotherapy: https://www.facebook.com/anatomyphysiotherapy?fref=ts
Anatomia & Fisioterapia: https://www.facebook.com/anatomiafisioterapia.pt


English Version:

Hello to all who saw, have seen or will see this blog (a little late on posts, but with the intention of keeping current issue).
I would like to try again, return to the blog. The main objective now is to disseminate work (personal and interpersonal marketing ) and seek new knowledge through new and more ordinary practices in the world of health and physiotherapy.

Let us begin by introducing a new site that dispenses praise: Anatomy & Physiotherapy


It started with the initiative of Marc Schmitz, who in 2010 created a Facebook page (Anatomy & Physiotherapy) with the simple and noble goal of stimulating the physiotherapy students from the Netherlands to seek evidence-based articles. Today, transmits these items in 8 languages​​, with the help of volunteer authors and translators, like myself.


Was then created a worldwide network that collects and disseminates all studies related to health, with focus on  physical therapy (say, in passing, one of the top 10 professions in Brazil, according to the website Adzuna.)

It is worthwhile checking all content they have and stay tuned for news. Knowledge generates knowledge and curiosity is what moves the world ... and Google ...