quinta-feira, 15 de março de 2012

Quiropraxia

Após muito tempo, atualizando o blog. Quem sabe um dia isso fica mais frequente?

E é com muito orgulho que venho através dessa mídia divulgar minha mais nova conquista: realizei o Curso Livre de Quiropraxia - Método Matheus de Souza. Um total de 80hrs cujo objetivo é formar profissionais capazes de, através de um diagnóstico próprio, ajustar articulações em todo o corpo promovendo a "auto-cura".


Para começar, o que é Quiropraxia?

De acordo com a Federação Mundial de Quiropraxia e a Organização Mundial da Saúde, é uma profissão que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção das disfunções mecânicas no sistema neuromusculoesquelético e os efeitos dessas disfunções na função normal do sistema nervoso e na saúde geral.
Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular e com um enfoque particular nas subluxações.

Como funciona?
A Quiropraxia baseia-se no fato de que o corpo é um organismo com características auto-reguladoras e auto-curadoras. Estas funções importantes são controladas pelo cérebro e por todos os nervos do corpo que passam pela coluna vertebral.
Se a comunicação do sistema nervoso sofrer algum tipo de “interferência” ou "irritação" por um mau posicionamento ou movimento inadequado dos ossos, ele pode causar o mau funcionamento dos tecidos e órgãos por todo o corpo. O chamado "Complexo de Subluxação".
Segundo o CID -10 M99.1 (Código Internacional de Doenças), “complexo de subluxação é uma relação aberrante entre duas estruturas articulares adjacentes que pode ter sequelas funcionais ou patológicas, causando uma alteração nas reflexões neurofisiológicas e/ou biomecânicas destas estruturas articulares, e/ou outros sistemas corpóreos que podem ser diretamente ou indiretamente afetados por estas estruturas."
O quiropraxista realiza um impulso com as mãos de forma rápida e precisa, para liberar as interferências causadas pela subluxação. É comum ouvir um ou vários estalos como resultado do ajuste, porém não é obrigatório para o sucesso do mesmo. O que segue normalmente é uma sensação de alívio de dor, relaxamento muscular e leveza, porém, o melhor resultado se dá em torno de 24 a 48 horas do atendimento. Jamais permita que alguém não qualificado “estale” a sua coluna.

(Este vídeo somente demonstra de forma rápida a prática de um Quiropraxista ou Quiroprata atua nos EUA, onde a profissão é a que mais cresceu nos últimos anos)

Existe muita controvérsia sobre a prática da Quiropraxia no Brasil, um dos países onde a profissão ainda passa por um processo de reconhecimento e legalização. No entanto, o CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL – COFFITO dispõe na RESOLUÇÃO Nº. 220, DE 23 DE MAIO DE 2001:
"...sobre o reconhecimento da Quiropraxia e da Osteopatia como especialidades do profissional Fisioterapeuta..."

E, mesmo após ação cautelar promovida pela ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUIROPRAXIA, a sentença foi favorável ao Conselho de Fisioterapia (Ação Cautelar - Site do COFFITO).

Existe atualmente um projeto de lei que visa regulamentar no Brasil o exercício desta profissão. Para acompanhar: PL 1436/2011 - "Regulamenta o exercício da profissão de Quiropraxista."

Pessoalmente, acredito que atualmente, o importante é procurar um profissional com algum tipo de treinamento específico e uma graduação na área da saúde, visando o melhor conhecimento de Anatomia, Fisiologia, Biomecânica e também muito importante de Patologias que podem ser proibitivas para o uso das técnicas.
Vale lembrar que nenhuma técnica ou profissão é absoluta, temos sempre que relevar a importância de cada uma no tratamento das enfermidades e, acima de tudo, das pessoas!

LINKS RELEVANTES:

RESOLUÇÃO Nº. 220, DE 23 DE MAIO DE 2001. - Quiropraxia e Osteopatia como especialidades do profissional Fisioterapeuta

ABQ - Associação Brasileira de Quiropraxia

Método Matheus de Souza

Cursos IBRAQUI e IMAS

Clínica de Fisioterapia Fisio R9

Um comentário: